Emprendedorismo
Quando se fala em empreendedorismo geralmente o que nos vem à mente é a figura de uma pessoa que criou uma empresa de sucesso. No sentido restrito do termo sim, o empreendedor é isso, mas em um sentido mais amplo, empreendedor é toda pessoa capaz de implementar, de mudar uma situação existente, de mobilizar pessoas e recursos para a execução de determinado objetivo. Assim também são empreendedores pessoas que mobilizam a sociedade por uma causa social (empreendedores sociais), empreendedores políticos que mobilizam lideranças de um país para implementação de mudanças em amplos aspectos, pessoas que lideram uma comunidade em busca de melhorias para a mesma e outros mais.
Pode-se dizer que a riqueza de uma nação é medida por sua capacidade de produzir, em quantidade suficiente, os bens e serviços necessários ao bem estar da população. Sendo assim, um dos principais motores da sociedade moderna é o empreendedor. É ele que, através de seus negócios, gera riqueza e bem-estar. É ele quem gera empregos e renda para as pessoas sobreviverem e consumir os produtos ofertados pelas empresas.
Para Filion um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.
As idéias de “inovação” e “iniciativa” estão contidas na palavra original entrepreneurship e sendo assim o empreendedor é inovador (cria soluções, produtos e serviços) e tem iniciativa (faz as coisas acontecerem). Numa perspectiva filosófica poderíamos dizer que o empreendedorismo é uma das manifestações da liberdade humana.
O empreendedorismo não consiste somente em fazer dinheiro e se tornar rico, mas em atingir a autorrealização pessoal. A sensação de realização pessoal, de sentir-se no controle do seu destino e de transformar em realidade seu sonho e visão de futuro são motivadores poderosos.
A oportunidade de mercado é que impulsiona o empreendedor a montar seu negócio.
Nem toda boa ideia representa uma oportunidade viável e o entusiasmo e a paixão desmedidas podem levar a erros