Empregabilidade
1.1 – O QUE É? O termo empregabilidade traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho. Atualmente se exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de suas funções. E a capacidade de adaptação ao profissional ao mercado de trabalho. A empregabilidade é a busca constante do desenvolvimento de habilidade e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela funcionalidade, as quais tornam o funcionário apto a obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa.
O MERCADO DE TRABALHO: A crescente mudança na característica das organizações nas ultimas décadas, principalmente com o aumento da competição entre empresa, num mundo que diminui fronteiras pela globalização dos negócios, tem levado as pessoas a se atualizarem continuamente a fim de terem acesso a novas práticas administrativas e também têm levado a uma melhor escolha da área de atuação, quer seja pela decisão de freqüentar um curso de graduação como também pela especialização na área de atuação escolhida.
A empregabilidade surgiu devido ao alto índice de desemprego. Elas provem, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo, novos conhecimento e habilidades e a velocidade da reaprendizagem.
1.2 – COMPETENCIAS PARA SER EMPREGAVÉL
As competências são padrões de ligação e harmonização entre conhecimento, habilidades e atitudes. Quando citam competências aos profissionais estão apontando o conjunto que é necessário para se encaixar nas organizações. Para um profissional conseguir se encaixar e ser competente é preciso dominar o conhecimento . Porém também saber usá-lo e aplicá-lo de modo pertinente á situação.
1.3 COMO TER EMPREGABILIDADE
O C.H.A da empregabilidade é uma receita para aquelas pessoas que querem conquistar e se manter no emprego, seus