Empregabilidade
Independentemente de sexo, raça, religião ou condições físicas e mentais, trabalhar é de vital importância para qualquer pessoa adulta. Atende a todas as necessidades pessoais e resgata a própria dignidade.
Uma pessoa é plenamente empregável quando demonstra capacidade para funcionar com desenvoltura nos ambientes de trabalho. A competência global para a vida de trabalho corresponde exatamente à idéia conceitual de empregabilidade, que pressupõe fatores físicos, pessoais, psicológicos e sociais.
Empregabilidade. Um termo relativamente novo e pouco conhecido. Foi criado no fim da década de noventa e em suma significa a capacidade de um profissional de se adequar à necesidade do mercado.
É um tema muito interessante, e que vem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade.
A empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na montagem do próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa. É preciso estar respaldado em raízes fortes que fomentem o crescimento e a transformação profissional.
O desenvolvimento de competências e habilidades torna-se uma premissa para o ingresso de profissionais em um mercado tão competitivo e veloz. A sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos contribuem para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade.
O presente trabalho é realizado justamente neste intuito, o de esclarecer a importância da empregabilidade na atualidade, quais são suas bases, e a melhor maneira de entendê-la e se aproveitar dela pra benefício próprio.
1. EMPREGABILIDADE
Segundo o dicionário, o verbo empregar pode siginificar o ato de dar emprego; dar colocação; aproveitar os serviços e atividades de alguém.
Já o termo empregabilidade baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção,