Empreendorismo
* CONCEITO DE GESTÃO DE CARREIRA:
Gerar uma carreira envolve que os próprios trabalhadores desenvolvam, programem e monitorizem metas e estratégias de carreira. No modelo Greenhaus de gestão de carreira exploração de carreira, reúnem-se informações relativamente à carreira, com o objetivo de gerar consciência a dois níveis: autoconsciência e consciência do ambiente.
Enquanto a autoconsciência abrange os interesses, os talentos e os valores do trabalho, a consciência do ambiente envolve o conhecimento dos tipos de ocupação, indústrias, habilidades necessário e impacto no estilo de vida.
A exploração ativa das organizações, das ocupações e das oportunidades de carreira favorece a tomada de consciência do ambiente de trabalho, reduzindo a possibilidade de o trabalhador criar expectativas pouco realistas sobre a sua vida profissional.
* META E ESTRATÉGIA DE CARREIRA:
Uma meta de carreira é um resultado ocupacional que se deseja alcançar, relativamente a qualquer aspecto da carreira ou da sua interação com a vida pessoal.
As informações surgem tanto na vida profissional como na vida pessoal dos trabalhadores.
* CONHECIMENTO DO AMBIENTE DE CARREIRA:
“As organizações, como as pessoas, têm valores. Para serem eficazes numa pessoa devem ser compatíveis com os da organização (…) ser próximos o bastante para coexistirem. Caso contrário, a pessoa não ficará apenas frustrada, mas também não produzirá resultados.”
- Escolha virtual – as expectativas não se suportam nas possibilidades do trabalhador;
- Escolha impessoal – baseia-se em referenciais externos (a família, o grupo social…), fazendo com que o trabalhador não estabeleça parâmetros próprios de sucesso e não considere as suas aptidões e características de personalidade;
- Escolha necessária – baseiam-se no medo de arriscar nas possibilidades, em que o trabalhador restringe as suas escolhas apenas ao necessário;
- Escolha autentica – a liberdade individual do trabalhador exerce-se na sua