empreendimentos comercias envolvendo madeira
O Brasil esta passando por um momento muito bom em relação à economia em meio a essa crise mundial. E o comercio envolvendo madeira ajuda a fortalecer essa economia.
Madeira pode ser utilizada de diversas formas no mercado, como: fonte de energia, papel, entre outros. Por esses e outros vários motivos à madeira possui vários mercados que ela pode ser utilizada e entre as madeiras destaca-se o eucalipto, que possui uma grande aceitação no mercado.
O eucalipto por ser utilizado de varias formas no mercado, isso o faz ser a principal a madeira plantada para fins financeiros. Indústrias, produtores tiram da plantação de eucalipto suas rendas.
Desenvolvimento
1. Produção de eucaliptos no Brasil
O eucalipto foi introduzido no Brasil, em 1904. O objetivo era suprir as necessidades de lenha, postes e dormentes das estradas de ferro, na região Sudeste. Na década de 50, passou a ser usado como matéria prima no abastecimento das fábricas de papel e celulose. Apresenta-se como uma espécie vegetal de rápido crescimento e adaptada para as situações edafo-bioclimáticas brasileiras. O eucalipto teve um crescimento expressivo durante o período dos incentivos fiscais, nas décadas de 60, 70 e perdurou até meados dos anos 80. Esse período foi considerado um marco na silvicultura brasileira dado os efeitos positivos que gerou no setor. A partir do término dos incentivos fiscais houve um crescimento marginal negativo no plantio de eucaliptos. Exceção disso ocorreu naqueles feitos, independentes dos investimentos, nas indústrias de papel e celulose e de siderúrgicas a carvão vegetal.
Atualmente, a área ocupada com eucaliptos atinge 1,9 milhões de hectares. A importância relativa da matéria-prima no país pode ser observada através do seu preço. Observa-se que de 1995 a 2000 ocorreu uma variação entre 16,67% até 37,78% no crescimento dos preços de produtos de origem florestal. Isso se explica em consequência do tipo de madeira demandada pelo