QUESTIONÁRIO DE ÉTICA
1. O que é Senso Moral? São os nossos sentimentos e nossas ações exprimem nosso senso moral . Ou seja, senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente.
2. O que é Consciência Moral? A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto. O homem sabe que um ato concreto é bom ou mau mediante sua consciência moral.
3. O que é juízo de fato? E juízo de valor? Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
4. Por que os juízos de valor são normativos? Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto.
5. O que é a naturalização da vida moral? Por que ela acontece? A naturalização surge sob a forma de idéias que afirmam que as coisas são como são porque é natural que assim sejam. As relações sociais passam, portanto, a serem vistas como naturais, existentes em si e por si, e não como resultados da ação humana. A naturalização é maneira pela qual as idéias produzem alienação social, isto é, a sociedade surge como uma força natural estranha e poderosa, que faz com que tudo seja necessariamente como é. Senhores por natureza, escravos por natureza, cidadãos por natureza, proprietários por natureza, assalariados por natureza, etc.
6. O que é vontade? Como ela se diferencia do desejo? Vontade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante