Empreendimento x emprego
A idéia de um empreendimento surge da observação, da percepção e análise de atividades, tendências e desenvolvimentos, na cultura, na sociedade, nos hábitos sociais e de consumo. As oportunidades detectadas ou visualizadas, racional ou intuitivamente, das necessidades e das demandas prováveis, atuais e futuras, e necessidades não atendidas definem a idéia do empreendimento.
Pode surgir também mediante contratos especializados nos vários ramos de atividade, em círculos de conhecimento tecnológico de conhecimento mercadológico como complementação ou associação.
1.1 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações e as pessoas que nelas trabalham estão em constante mudança. Novos objetivos são estabelecidos, enquanto velhos objetivos são revistos e modificados; novos departamentos são criados e os velhos reestruturados; as pessoas saem da organização ou mudam de cargos; novas pessoas são admitidas; os produtos sofrem alterações profundas; a tecnologia avança inexoravelmente. As pessoas também se desenvolvem, aprendem novas coisas, modificam seu comportamento e suas atitudes, desenvolvendo novas motivações, criam novos problemas. Os tempos mudam. Nas organizações, algumas mudanças ocorrem por força das oportunidades que surgem, enquanto outras são projetadas antecipadamente. O termo desenvolvimento é aplicado quando a mudança é intencional e projetada com antecipação.
Quando se fala em treinamento e desenvolvimento, a noção é microscópica e quase sempre individual. Quando se fala em desenvolvimento organizacional, a noção é macroscópica e sistêmica. Fala-se aqui em termos organizacionais e globais e não simplesmente individuais; a longo prazo e não a curto ou médio prazos.
Desenvolvimento Organizacional (DO) é recente. Baseia-se nos conceitos métodos das ciências do comportamento, visualiza a organização como um sistema total e compromete-se a melhorar a eficácia da organização a longo prazo, mediante