Empreender
1. INTRODUÇÃO
1.1 Contexto/apresentação
No mundo empresarial onde os fatores como a globalização, as novas necessidades dos consumidores, a competição agressiva, o grande número de informações e as novas tecnologias são presenças constantes, os gestores precisam realizar, periodicamente, ações que visam a sustentabilidade e a longevidade das organizações no mercado. Uma das ferramentas que auxiliam a empresa é o diagnóstico organizacional, que possibilita prover informações estratégicas para os administradores decidirem que atitudes tomarem a favor da empresa.
No diagnóstico organizacional a abordagem sistêmica é o fator principal que possibilita atingir os objetivos desenhados pelos gestores da empresa. São analisadas todas as áreas da instituição com a finalidade de descobrir os pontos fracos e fortes que elas apresentam, na oportunidade serão feitos ajustes e implantadas novas técnicas na dinâmica dos processos internos da empresa, com a intenção de maximizar o potencial e o desenvolvimento das áreas a fins.
Através do diagnóstico organizacional, diferentes modelos de gestão serão implantados o que possibilitará um novo comportamento empresarial, resultados e longevidade para a organização.
1.2 Justificativa
No processo do diagnóstico organizacional será possível detectar e analisar com mais cuidado os problemas e as falhas, que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam alcançados. A partir desse diagnóstico serão elaboradas ações na tentativa de eliminar as dificuldades presentes nas áreas distintas da organização, otimizando dessa forma todos os procedimentos de trabalho na empresa. No diagnóstico a cooperação de todos os setores que fazem parte do processo sistêmico é de suma importância para o planejamento de revitalização da empresa. De acordo com os resultados do diagnóstico serão feitos ajustes ou mudanças radicais na estrutura da instituição com o objetivo de adaptá-la à realidade atual do mercado.