Empreendedrismo na prática
O que é ser empreendedor? É abrir sua própria empresa e ser seu próprio chefe? É comum encontrar profissionais que abriram suas próprias empresas porque foram vítimas de um processo de terceirização, mas seria ele um empreendedor?
Para ser um empreendedor, o empresário precisa ter aberto a empresa porque quis, não por ter sido pressionado por uma realidade alheia a ele próprio. É necessário que se tenha um processo de busca de oportunidades para além dos recursos que já estão sob controle. Ir atrás de oportunidades que exigem habilidades, recursos e equipe em quantidade em qualidade superior às que tem à sua disposição no presente. É importante que o empreendedor tenha uma postura saudável em relação ao risco procurando sempre saber o seu tamanho e estar preparado para o que der e vier, que os resultados esperados ao enfrentar um risco seja a experiência em si, seja ela positiva com colheita de frutos materiais, sociais ou emocionais , seja ela negativa, com o aprendizado de uma lição que lhe dará melhores condições para realizar empreitadas no futuro.
Para ser empreendedor é necessário passar por alguns processos, levantamento dos recursos disponíveis, domínio dos recursos existentes, ativação dos recursos existentes, sondagem de oportunidades, diligência, transpiração, ação e colheita.
O empreendedorismo pode acontecer com pessoas, com empresas, com instituições e com comunidades, transforma pessoas para ser inspiração a outras, e assim a agirem de forma correta. É possível desenvolver em uma pessoa um comportamento empreendedor, através de uma educação específica que desenvolva habilidades e comportamentos: comunicação, análise clara e crítica, resolução de problemas, sensibilidade na tomada de decisões, interação social, perspectiva global, cidadania de resultados, senso estético, criatividade, habilidades de aprender, autodisciplina, resiliência.
Ao metabolizar os próprios erros e bem aproveitar seus acertos, o