Empreendedorismo
Prof. Adna Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contabeis (CTB 0148) – Prática do Módulo III
Empreendedorismo -
Impacto Empreendedor
Paulo Afonso ,04 de Junho de 2013
Resumo
Empreendedorismo social é um termo que significa um negocio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais , diferentes das ONGS ou empresas prestadoras de serviços utilizam mecanismo de mercado para por meio da sua atividade principal buscar soluções para problemas sociais.
Palavra chave: comprometimento e foco .
1 - Introdução
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir. Qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:
° iniciativa;
° visão;
° coragem;
° firmeza;
° decisão;
° atitude de respeito humano;
° capacidade de organização e direção.
2- Desenvolvimento
Empreendedorismo não só esta relacionada apenas as pessoas que abrem um negocio novo, ele esta relacionado ao comportamento e as atitudes , ate mesmo no pensamento e ações das pessoas , sejam eles proprietários ou funcionários de um determinado órgão ou empresa. Tem visão critica de como sera o futuro dos negócios , sabem tomar decisões na hora certa ,planejam cada passo desde o primeiro momento (rascunho) ate a apresentação do plano de negócios. Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência