Empreendedorismo
As organizações, diante dessas novas exigências, identificam a necessidade de um posicionamento que as diferencie em seus mercados de atuação, por meio de investimentos em tecnologia; otimização de custos e processos; gestão estratégica de pessoas; e pelo desenvolvimento da interação com os clientes, com foco em suas demandas.
Assim, a fim de atender às demandas dos clientes, as empresas incrementam os canais de interação e aproximação com seus clientes, pelo investimento em soluções tecnológicas, tais como, e-mail, telefones 0800, internet etc., além de interação que visam à vantagem competitiva (SILVA, etal. 2002).
Esses canais de interação e aproximação possibilitam o surgimento do call center, que é, por essência, uma atividade do setor de serviços, que funciona como um elo entre empresas e consumidores.
Segundo Azevedo e Caldas (2002), os call centers são centros integrados de contato entre empresas e consumidores, em que os contatos são estabelecidos de formas remota ou virtual, por meio do uso da tecnologia: telefone, fax e internet (e-mail). Os call centers nasceram com uma função básica, responder às perguntas dos clientes.
Os call centers modernos apoiam-se no tripé da tecnologia, recursos humanos e banco de dados, e são desenvolvidos tanto por empresas com atividades exclusivas ou especializadas na prestação de serviço, ou por aquelas que têm um departamento direcionado a esta atividade. (Wood, Holman, e Stride 2006).
Histórico do Segmento de Tele atendimento no Brasil
Na última década, o call center como meio de interação com os clientes, representa um dos investimentos que mais se popularizou, como forma de tornar disponível um canal que facilita o contato