Empreendedorismo
Jaquemir Hertel
Monitor Selesio Gaulke
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Tecnologia em Logística (LOD 0711)
25/03/10
RESUMO
Quem nunca pensou em abrir seu próprio negocio? Creio que a maioria de nós porem, envolve riscos que normalmente um empreendedor impulsivo não leva em consideração. Diversos ou melhor, infinitos são os campos onde um futuro empresário poderá atuar. Mas cuidado, tome todas as precauções possíveis, monte um projeto, faça um cronograma, levantamento de mercado, aceitação do produto ou serviço que sua empresa pretende oferecer. Vale lembrar que 70% das empresas fecham antes de completar um ano de vida, justamente por falta de planejamento.
Palavras-chave: Motivação; Características; Planejamento.
1 INTRODUÇÃO.
Um empreendedor nato é aquele que possui uma grande sensibilidade econômica para identificar oportunidades de mercado, buscando atender o consumidor em seus desejos de novos produtos ou serviços e satisfazer a sua própria necessidade de realização profissional. Um bom negocio é aquele que atende a necessidade do consumidor. Um bom empreendedor é aquele que consegue identificar essa necessidade, realizar sonhos e colocar em pratica novas idéias sendo mais forte que as dificuldades encontradas pelo caminho.
2 MOTIVAÇÃO.
Quais seriam os motivos para levar uma pessoa a abrir um negocio? Oportunidade? Sonho? Não! Na maioria das vezes é por necessidade mesmo, 54% dos empreendedores tem dificuldade de conseguir um emprego e usam essa dificuldade como motivação para tirar da gaveta seu velho sonho de ser um empresário.
Segundo estudos, a taxa de abertura de negócios por necessidade ocorre em apenas três paises: Brasil, Argentina e China. A tendência é que paises em desenvolvimento como o Brasil, o empreendedorismo por necessidade seja maior em virtude da falta de oportunidades no mercado de trabalho o que leva as pessoas a buscar outras