Empreendedorismo
a) as principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet.
Com o “boom” o Buscapé conseguiu se expandir devido à grandes grupos de investidores que começaram a olhar para o empreendimento e investir, pois tinham um bom produto e tecnologia de ponta , de próprio desenvolvimento.
A bolha de 2001 trouxe um risco grande para todas empresas de internet ,com falência de boa parte delas e quedas de ações em empresas por todo mundo.
O Buscapé para passar por este difícil momento, diversificou os negócios migrando o mercado publicitário para venda de licenças de sua tecnologia à portais da internet.
b) a estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa.
O Buscapé iniciou seu desenvolvimento com um investimento médio de R$ 300 reais ao mês e muito trabalho de 3 colegas.
Com o “boom” a empresa recebeu sete ofertas de investimento, e fechou parceria com a E-Platform, que atuou como incubadora para o negócio, em geral ela administrava estrategicamente o negócio enquanto os sócios concentravam seus esforços empreendendo o projeto.
Depois do primeiro Road-show realizado pela E-Platform foi aceito uma proposta de R$ 3 milhões pela Merrill Lynch e Unibanco.
Em 2005 com um terceiro aporte de capital, a saída da Merrill Lynch e Unibanco e a entrada de um novo investidor a Great Hill Partners, a empresa se profissionalizou, definindo a separação do papel do sócio e de executivo, mudando a forma de conduzir os negócios.
c) sua expansão de mercado com a aquisição do bondfaro e sua aquisição pela Naspers.
Como parte de sua estratégia de crescimento o Buscapé em 2006 adquiriu seu principal concorrente o Bondfaro.Ele manteve as duas empresas em funcionamento, o Buscapé como principal, comparando preços de todos tipos de produtos, enquanto o Bondfaro fazia somente comparação de produtos de lojas on line. Com isso ampliando sua carteira