Empreendedorismo
Trabalhar através de projeto torna a aprendizagem mais significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Além de ser mais fácil a avaliação do desempenho, e a delegação de tarefas e afazeres. A partir do momento em que todos os profissionais da organização conseguem visualizar que pertencem a algo maior, a um objetivo definido e com clareza do que deve ser feito para se chegar a este objetivo tem-se, então, que a gestão por projetos está funcionando e, portanto, se faz vantajosa. Caso contrário toda ação poderá ter uma reação desastrosa ou no mínimo inesperada.
A grande e principal vantagem do Gerenciamento de Projetos é que ele não está restrito a projetos de alta complexidade e custo, podendo ser aplicado empreendimentos de qualquer linha de negócio, complexidade, orçamento e tamanho. Contudo, vale ressaltar vários outros benefícios, como: * Evita surpresa; * Desenvolve diferenciais competitivos; * Antecipa situações desfavoráveis; * Disponibiliza orçamentos antes do início dos gastos; * Agiliza decisões; * Aumenta o controle gerencial; * Facilita eventuais revisões no projeto; * Melhora a alocação de pessoas, equipamentos e materiais; * Facilita a estimativa de futuros projetos.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o Gerenciamento de Projetos pode trazer para a sua organização.
Para melhor planejar, executar e controlar um projeto, nós o dividimos em “pedaços” menores, denominados fases, cujos títulos e quantidade são determinados pelas necessidades de controle da organização ou organizações envolvidas no projeto.
O ciclo de vida do projeto (project life cycle) consiste no conjunto de fases que o compõem, geralmente em ordem sequencial de execução.
Uma fase de um projeto é um grupo de atividades, relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um ou mais deliverables