Empreendedorismo
Disciplina: Português
Módulo: XII
A Biografia de José Saramago
José de Sousa Saramago filho de pais camponeses nasceu a 16 de Novembro de 1922 na aldeia da Azinhaga, esta que fica situada na província do Ribatejo. Quando Saramago não tinha ainda realizado os seus dois anos de idade, os seus pais juntamente do seu irmão Francisco, viajaram até á cidade de Lisboa, onde o seu pai foi trabalhar na Policia de Segurança Pública e daí o percurso de vida de José Saramago ter decorrido na grande capital, apesar de continuar a realizar longas estadias na sua mesma aldeia natal. Infelizmente no mês de Dezembro o irmão de Saramago morreu.
No entanto devido á existência de dificuldades económicas, Saramago não teve a oportunidade de terminar os seus estudos secundários. Tendo em conta o seu primeiro emprego José de Saramago executava a profissão de serralheiro de mecânica e então depois teve também outras profissões tais como: funcionário da saúde e providência social, editor, pintor, tradutor e jornalista.
Todavia no ano de 1943 trabalhou na caixa de abono de família do pessoal da industria de cerâmica, pela qual teves afastado em 1949 devido ao seu apoio á campanha eleitoral de Norton de Matos. Foi então pelo ano de 1944, que Saramago casou-se com a pintora Ilda Reis. Sem dúvida alguma o seu talento para a escrita era de facto notório fazendo com isso com que publicasse a sua primeira obra, um romance cujo nome era: “Terra do Pecado”, em 1947 pela qual nasce também a sua filha Violante. Apesar desse marcante acontecimento o escritor um ano depois, o avô de José faleceu e o escritor teve um certo período de tempo até ao ano de 1996 sem publicar qualquer obra. Porém este trabalhou durante doze anos, numa editora em que desempenhou diversos cargos tais como: funções de direção de literatura ou até mesmo de produção.
Pelo ano de 1964 o pai de Saramago morreu, no Hospital dos Capuchos e foi então dois anos depois