Empreendedorismo
2012/2013
1-Caracterize cada um dos tipos de Empreendedorismo referidos no texto.
O empreendedor corporativo (intra-empreendedor ou empreendedor interno),o empreendedor de negócios (que cria novos negócios/empresas) e o empreendedor social (que cria empreendimentos com missão social),são pessoas que se destacam onde quer que trabalhem. Na sua forma de ser, aprender, portanto, podem ser compreendidas e adquiridas pelas pessoas.
O empreendedorismo corporativo pode ser definido como sendo um processo de identificação, desenvolvimento, captura e implementação de novas oportunidades de negócios, dentro de uma empresa existente.
É o processo pelo qual um individuo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma organização ou instigam a renovação e inovação dentro da organização existente.
É o processo pelo qual um individuo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existentes. A renovação estratégica refere-se aos esforços empreendedores da organização que resultam um significativas mudanças no negócio ou na estrutura corporativa, bem como em sua estratégia. É a soma da inovação que a organização pratica e desenvolve; de sua renovação; e dos esforços para implementação de novos negócios.
O processo de empreendedorismo social exige principalmente o redesenho de relações entre a comunidade, governo e setor privado, com base no modelo de parcerias. O resultado final desejado é a promoção da qualidade de vida social, cultural, económica e ambiental sob a ótica da sustentabilidade.
O processo de empreendedorismo social tem inicia como uma “ideia” associada a um ou mais problemas sociais relevantes. A sua força e criatividade estão no “impacto social”- na sua capacidade de gerar soluções eficientes e eficazes para os problemas identificados.
No empreendedorismo de negócios são claros os desafios – a competitividade