Introdução a economia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DERIVANEA ARAUJO ARANTES NUNES
JONILDO DA SILVA MIRANDA
MAYCON REMACLO SILVA DE OLIVEIRA
Produção textual INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Uberlândia
2010
Derivanea araujo Arantes nunes
JONILDO DA SILVA MIRANDA
MAYCON REMACLO SILVA DE OLIVEIRA
Produção textual
INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução a Economia.
Prof. Edilson Gonçalves Moreira
Uberlândia
2010
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará dois assuntos de suma importância à economia de um país, no que influencia diretamente na vida da população no seu dia a dia, que são: a inflação e a má distribuição de renda. Não se trata de um assunto exclusivamente de países subdesenvolvidos ou em emergência, mas também de países desenvolvidos, embora nos dois primeiros grupos, a taxa de tais processos é bem mais alta. É fato que a política monetária afeta os resultados econômicos de uma país e a distribuição de renda, assim como a inflação também o faz; mas a política adotada pelo Brasil frente à crise atual demonstra que o país tem capacidade organizacional e econômica de criar métodos para controlar a inflação e principalmente de conseguir uma melhor distribuição de renda, que é um dos maiores, senão o maior, problema enfrentado pelo seu povo.
2. DESENVOLVIMENTO
GREMAUD, VASCONCELOS, TONETO JR. (2002:190) definem a "política econômica como a intervenção do governo na economia com o objetivo de manter elevados níveis de emprego e elevadas taxas de crescimento econômico com estabilidade de preços. As principais formas de política econômica são a