Empreendedorismo
Para se tornar um empreendedor basta transformar idéias em negócios, ser e ter um diferencial, buscar oportunidades, ser ousado, criativo, persistente, assumir os riscos calculados. Ingredientes estes para o sucesso. Vários são os fatores que influenciam no processo empreendedor, a saber, alguns deles: fatores pessoais, sociológicos, organizacionais, ambiente.
O processo empreendedor identifica e avalia a oportunidade, vez que distingue oportunidades reais de oportunidades de risco e retorno, habilidades e metas pessoais da situação dos competidores; desenvolve o plano de negócio através do próprio negócio, equipe de gestão, planejamento estratégico, missão, visão, marketing, vendas, financeiro, mercado; determina e capta os recursos necessários, seja capital próprio, financiamento, dentre outros; e gerencia o negócio criado com gestão apropriada, informatização, sistema de controle, e por fim entra no mercado da competitividade.
Cada fase do processo tem seus desafios e aprendizados até se chegar ao plano de negócio. Quando o empreendedor identifica uma oportunidade, elabora-se plano de negócio e as coloca em prática e ai surge os problemas, como por exemplo: não aceitação do produto ou serviço oferecido, grande concorrência de mercado, falta de talento humano, problemas com equipamentos, e este não tem outro no momento para ser substituídos, enfim, problemas sempre vão existir e devem ser solucionados. Verifica-se que ai entra o empreendedor reconhecendo suas limitações, com implementação e suprindo o gargalo, sabendo identificar prioridade do estado crítico, e assim obterá sucesso. Nota-se que a oportunidade, recursos e equipe andam conjuntamente com a comunicação, criatividade e liderança, para um business plan.
Simples ser empreendedor, difícil é ser ousado. A ousadia é um instrumento tático, para ser usado no momento certo. Deve-se planejar e pensar com antecedência, e o movimento final lhe dará o