Empreendedorismo
O principal desafio no mercado atual é saber discernir dentro do empreendedorismo o queleva o empreendedor a se destacar, se é por fazer o que gosta ou aprender a gostar do que faz.
A visão do empreendedorismo emerge através da redução do emprego, mas o aumento de trabalho, em que para atender essa demanda, requer um perfil profissional com características empreendedoras.
Precisa-se estar alicerçado de vários elementos essenciais para o sucesso de empreendimentos inovadores, como: análise, planejamento estratégico-operacional e capacidade de implementação.
Entretanto, além dos elementos essenciais, para que os empreendedores sejam bem sucedidos precisam que esses gostem do que fazem, dedicam-se de corpo e alma ao negócio, para que possa ser um especialista naquilo que faz.
Conceito de empreendedorismo por Dornelas
Empreendedorismo é a:
“Identificação de novas oportunidades de negócio independente dos recursos que seapresentam disponíveis ao empreendedor”.
Empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país precisou mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer.
Para Dornelas (2002) foi com os programas criados no âmbito da Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Sofrware) em todo país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira
Empreendedor
Para Dornelas (2005)
“O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos