Empreendedorismo
Neste Capítulo foram apresentados os impactos sobre as esferas sociais, além de sensibilizar para as variáveis que incidem sobre a ação empreendedora, desafios provocados principalmente por mudanças significativas que ocorreram nas últimas décadas, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e as novas características do comportamento dos consumidores. O conjunto dessas mudanças, para alguns, pode ser considerado um obstáculo para administração de uma empresa. Mas, para as empresas empreendedoras são oportunidades para atingir novos mercados.
A ação empreendedora também como fator de contribuição para a inovação em novos produtos, serviços, processos e tecnologias. Para além da criação de riqueza, a ação empreendedora transforma a relação entre os negócios e a sociedade, contribuindo para aumentar as escolhas individuais de satisfação profissional. As atividade econômica não pode ser considerada somente como comportamentos favoráveis a inovação, sempre pensando em situação futuras e de crise como oportunidades.
Com relação a variação dos países no que se refere ao nível da ação empreendedora, vemos que há uma diferenciação clara que incide sobre o desenvolvimento. Nos países menos desenvolvidos, o alto grau de falhas e necessidades enfrentadas pela população podem ser interpretados como oportunidades por empresas empreendedoras.
Resumo do capítulo 2
Neste capítulo ele começa falando sobre a revolução do empreendedorismo. Mostra que o avanço tecnológico tem sido tão grande que o mundo requer um número maior de empreendedores, fazendo com que hoje exista uma necessidade de se formalizarem conhecimentos, que eram apenas obtidos apenas empiricamente no passado. Hoje em dia boas ideias inovadoras, um bom planejamento, e principalmente, uma equipe competente e motivada são ingrediente poderosos quando somados, no momento adequado, acrescidos do combustível indispensável - o capital - podem gerar