Empreendedorismo
Prof. André Wander da Silva
Objetivos
Possibilitar ao aluno conhecer que a gestão eficaz dos projetos é fundamental para o sucesso das empresas, familiarizando-o com os conceitos, ferramentas, fatores-chaves e contingências que abrangem a gestão e desenvolvimento de projetos empreendedores
INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.
José Dornelas, 2001.
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990.
Nos Estados Unidos, onde o país tem como principal caracterização o capitalismo, o empreendedorismo não é algo novo ou desconhecido.
No caso Brasileiro...
- A preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras;
A necessidade da diminuição de taxas de mortalidade desses empreendimentos. São sem dúvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo.
- O governo e as entidades de classes como (sindicatos, associações, cooperativas, entre outros), são os grandes responsáveis por acompanharem de perto essas empresas e criar ações que visam a permanência das mesmas no mercado.
O Fenômeno da Globalização Muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzindo custos, visando manter-se no mercado.
Qual foi a consequência? Uma das consequências imediatas foi o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades, onde a concentração de empresas é maior.
Como ficou a situação dos desempregados? Sem alternativa, os ex-funcionários dessas empresas começaram a criar novos negócios, as vezes sem experiência no ramo, utilizando recursos como economias pessoais e fundo de garantia, etc..
Por que muitos desempregados partem para a informalidade? Muitos partem para economia informal, motivados pela falta de