Empreendedorismo
TEORIA
Ser empreendedor significa, acima de tudo, a capacidade de realizar coisas novas, pôr em prática idéias próprias. Alguns estudiosos do comportamento humano, como por exemplo, o americano D avMicd Clelland diz que as pessoas podem ser psicologicamente divididas em dois grupos:
Um grupo menor que, se desafiado por uma oportunidade, se dispõe a trabalhar duramente até concretizar o desafio e fazer com que as coisas aconteçam. O outro grupo, que é formado por uma maioria, não costuma resolver os seus desafios dessa forma.
EM QUAL DOS GRUPOS VOCÊ SE INCLUI?
A base da análise deste autor diz que um grupo, o dos empreendedores, é essencialmente automotivado, enquanto o outro grupo não tem esta característica. Observe este conceito sobre Empreendedorismo, de autoria do consultor José
Carlos Teixeira, publicado na Revista do Banco do Nordeste-Notícias, de
19/05/2000:
“Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional”.
Como você vê, não basta sonhar ou criar. É preciso realizar.
VOCÊ QUER SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO?
Fique sempre atento ou atenta ao que dizem ou fazem os mais experientes empreendedores. Vamos aprender com eles...
A realidade é que todo empreendedor que deseja ter sucesso precisa estar disposto a, no início, desenvolver ele mesmo todas as atividades no seu negócio. É preciso fazer compras, atender pessoalmente a clientes e fornecedores, vender, entregar, fazer contabilidade e, se for preciso, cuidar da limpeza. O EMPREENDEDOR sempre quer realizar os seus próprios sonhos. É alguém que busca incansavelmente a auto-realização. aprende com os erros e fracassos diante dos quais não se abate. acredita que pode convencer as pessoas a realizarem os seus sonhos. Ele tem a capacidade de colocar