EMPREENDEDORISMO
1143 palavras
5 páginas
EMPREENDEDORISMO – Maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa visando a diminuição de custos e melhoria de resultados. O empreendedorismo vai além do ato de abrir empresas e pode estar relacionado a tipos de organização em vários estágios de desenvolvimento.Exemplos de definições clássicas:
HARVARD B.SCHOOL considera que é a identificação de novas oportunidades de negócios, independente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor.
BABSON COLLEGE defini com mais abrangência, é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades e balanceada por liderança.
O ATO DE EMPREENDER, está relacionado a identificação, analise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. APLICAÇÕES DO EMPREENDEDORISMO: aplica-se a uma variedade de empresas em vários estágios de desenvolvimento, ex: pequena empresa em início, média empresa em fase de crescimento, empresa familiar em fase de profissionalização, ONG, entidades e órgãos públicos, associações e cooperativas, empresas já estabelecidas que buscam renovação e crescimento.
OBJETIVO DE ESTUDAR EMPREENDEDORISMO: Criação e gestão de negócios em fase inicial de desenvolvimento, as chamadas micro e pequenas empresas, bem como o entendimento do empreendedor neste contexto.
EMPREENDEDOR – O empreendedor é a pessoa que faz acontecer, antecipa os fatos e tem uma visão de futuro, é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócios), que envolve todas as funções, ações e atividades associadas com a percepção de oportunidades e a criação de meios para persegui-la.
ASPECTOS DO EMPREENDEDOR: Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo que faz; utiliza recursos de forma criativa transformando o ambiente social e econômico; assume riscos e a possibilidade de fracasso.
EMPREENDEDORISMO + INOVAÇÃO = PROSPERIDADE
COMO SÃO OS EMPREENDEDORES: são visionários,