empreendedorismo
Mas no Brasil, ser bem-sucedido como empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, aqueles que a conseguem tornam-se referências pela criatividade, inovação, persistência, ousadia e, na minha opinião, principalmente, pela capacidade de execução.
Sendo assim, o Clube do Livro indica a edição comemorativa de 10 anos do livro "Empreendedorismo - Transformando Ideias Em Negócios" de José Carlos Assis Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e planos de negócios, além de ser um dos conferencistas mais requesitados do país sobre assuntos relacionados.
A estrutura do livro consegue equilibrar uma visão acadêmica com aplicação prática de mercado. Afinal, a proposta é prover uma forma sistematizada de entender o fenômeno do empreendedorismo e de desmistificar a crença de que empreendedores de sucesso só podem ser inatos. E não por coincidência, o livro vem sendo utilizado como livro-texto de disciplinas de planos de negócios das principais escolas e universidades do país, e também como uma ferramenta de consulta fundamental de empresas de destaque na economia nacional.
Nos primeiros capítulos Dr. Dornelas busca explicar detalhadamente o processo empreendedor, passando pelo que ele define como a revolução do empreendedorismo, a chegada no Brasil por volta do início da década de 90 e as questões sobre o que é possível se ensinar sobre o tema.
A partir deste ponto, José Dornelas entra a fundo nos aspectos práticos de como identificar as oportunidades reais, como difereciar simples ideias de oportunidades de negócios. Esta é uma prática bem interessante que, se aplicada, pode trazer