Empreendedorismo
Atualmente as empresas têm mostrado grande necessidade de buscar ou desenvolver profissionais que tenham um perfil empreendedor, isso se deve ao aumento da industrialização desde a década de 90 ( no Brasil) que fez aumentar significativamente a concorrência entre as mesmas.
Para investir em um negócio hoje em dia ou mesmo para se manter firme no mercado as empresas precisam de inovação contínua, de pessoas que colaborem com seu crescimento e de estratégias publicitárias eficazes.
Essa pesquisa apresenta fatos importantes sobre o empreendedorismo no Brasil nos atuais dias, assim como alguns exemplos de empreendedores que tiveram êxito investindo em novos negócios ou inovando seus produtos, no caso de uma empresa já possui uma colocação no mercado.
7 de April, 2010
Empreendedorismo por oportunidade cresce no Brasil
A nova edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor divulgada terça-feira (6 de Abril de 2010), mostra que, mesmo com a crise financeira internacional, o Brasil atingiu a sua maior taxa de empreendedorismo por oportunidade: 9,4% contra 5,9% da taxa de empreendedorismo por necessidade.
Nas últimas nove edições da Pesquisa GEM, a taxa de empreendedorismo por oportunidade vem demonstrando crescimento gradativo, passando de 8,5%, em 2001, para 9,4%, em 2009. Os responsáveis pela pesquisa (IBQP e Sebrae) explicam que a elevação em 2009 se deve ao alto crescimento ocorrido isoladamente nos empreendimentos nascentes, que passou de 2,93%, em 2008, para 5,78%, em 2009. Deste último dado, 4,3% são empreendimentos nascentes por oportunidade.
No ranking dos países com nível comparável de desenvolvimento econômico o Brasil é o sexto mais empreendedor, com taxa de 15,3%, o que equivale a 18,8 milhões de pessoas. A taxa geral se refere à soma dos empreendimentos novos (que surgiram nos últimos três anos e meio), que foi de 9,75%, e dos