empreendedorismo
1 – Talento – Pessoas, 2 – Tecnologia – Idéias,3 – Capital – Recursos, 4 – Know-haw –Conhecimento.
1 – Talento: O Talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe esse Talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios.
2 – Tecnologia: Talento sem idéias é como uma semente sem água. Quando o talento é somado à tecnologia e as pessoas têm boas idéias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer.
3- Capital: Existe ainda um combustível essencial para que finalmente o negócio saia do papel – o capital. Sem recurso financeiro é impossível viabilizar qualquer empreendimento.
4 – Know-how: O componente final é o know-how, ou seja, o conhecimento e a habilidade de conseguir convergir em um mesmo ambiente o talento, a tecnologia e o capital que fazem a empresa crescer.
2:Quando o movimento empreendedor no Brasil começou a tomar forma e quais as entidade que deram força a esse movimento?
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportações de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas.
3:Quais são os destinos de um plano de negocio?
Mantedoras das incubadoras (Sebrae, universidades, prefeituras, governos, associações etc): para outorgar financiamentos a estas; Parceiros: para definição de estratégias e discussão de formas de interação entre as partes. Bancos: para outorgar financiamento para equipamentos, capital de giro, imóveis, expansão da empresa etc. Investidores: empresa de capital de risco, pessoas jurídicas, banco de investimentos, angels, BNDES, governos etc. Fornecedores: para