Empreendedorismo
As principais características que um empreendedor deve possuir são: criatividade; capacidade de organização e planejamento; responsabilidade; capacidade de liderança; habilidade para trabalhar em equipe; gosto pela área em que atua; visão de futuro e coragem para assumir riscos; interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio; persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas; saber ouvir as pessoas; facilidade de comunicação e expressão. Ainda podemos destacar visão estratégica e gestão de pessoas, essenciais para a evolução do negócio.
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro do nosso país, pois promove o crescimento socioeconômico e melhorando as condições de vida da população. É importantíssimo para a geração de novo empregos e consecutivamente o aumento da nossa renda. O surgimento de novas empresas nos possibilita a geração de novos empregos. Além disso, elas também geram uma serie de valores que tem impacto em nossa sociedade. Como por exemplo, as ações de responsabilidade social.
No Brasil, o empreendedorismo se popularizou a partir da década de 90, e ganhou ainda mais força com a entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2007, e da Lei do Microempreendedor Individual, em 2008.
O brasileiro é o povo mais empreendedor no G20 e também do Bric, abre negócios com 10 mil reais e enxerga cada vez mais oportunidades para virar patrão.
Outra curiosidade, trata-se que a cada novo empreendimento por necessidade, dois novos empreendimentos surgem, ou seja, mais gente está