Empreendedorismo
2011
Washington Luis 1 B RGM 12111100853
Locagames
6/6/2011
A indústria A indústria dos jogos eletrônicos, que envolve a venda de consoles, hardwares e softwares voltados especificamente para este propósito, chegou a crescer segundo dados do NPD Group, um dos mais importantes órgãos de pesquisa de mercado dos Estados Unidos, de 1999 até 2009, mais de 400% em faturamento. Para base de comparação, no mesmo período a indústria cinematográfica cresceu por volta de 32%. O ano de 2008, apesar da crise, foi um dos melhores para o setor de jogos, que faturou mais de R$ 37 bilhões somente nos Estados Unidos, o maior mercado, responsável por quase 40% da produção. Essa tem sido a linha desse mercado uma grande expansão a cada ano e atraindo cada vez mais um publico de diversas idades saindo da linha dos jovens e entrando na mira de pessoas de 30 a 40 anos e crianças graças as novas tecnologias que incluem desde gráficos hiper realistas ate controle por sensor de movimento os games tem penetrado também no lazer feminino deixando de ser apenas um produto “machista” e caído definitivamente no gosto da população mundial. Mais nem tudo e perfeito um relatório da Aliança Internacional de Propriedade Intelectual (IIPA) aponta o Brasil como o quarto maior mercado para games pirateados.
Divulgado pela Associação de Software e Entretenimento (ESA), o relatório foi entregue ao governo norte-americano e lista os 35 países que mais contribuem de alguma forma para a pirataria de jogos.
Os primeiros colocados foram Itália, China, Espanha, Brasil e França. E a IIPA recomenda que o governo dos EUA inclua 33 desses países na lista daqueles que falham em proteger os direitos autorais. No Brasil uma das grandes reclamações de fabricantes e usuários é o fato dos títulos de games serem classificados como jogos de azar, o que resulta em tarifas tributárias altíssimas e que refletem no preço final dos jogos e nesse mercado onde a Lacagames quer entrar.