Empreendedorismo
(ETAPA 1) – COMPRENDENDO EMPREENDEDORISMO
O fato de a empresa oferecer produtos de boa qualidade e com preços acessíveis torna a marca dessa empresa ainda mais valiosa no mercado. O quadro de funcionários da empresa também a faz se tornar valioso. O "capital humano" é o ativo mais importante que toda e qualquer organização pode possuir, sendo ela microempresa, empresa de pequeno porte ou multinacional. Ele é responsável pela produção e crescimento da empresa, a mesma que faz com que as metas sejam alcançadas possibilitando assim que a empresa atinja seus objetivos organizacionais.
Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.
Lidar com a diversidade cultural é algo que requer a aplicação de modelos de liderança utilizados em grandes companhias do mundo e que geram resultados satisfatórios, como o exemplo da MITSUBISHI, empresa multinacional que utiliza meios de gestão de pessoas cujo propósito é minimizar o absenteísmo. Assim, a produção não fica comprometida e os pedidos são entregues prontamente.
Muitas vezes, o indivíduo atrai para si responsabilidades diversas com o propósito de construir a imagem de um ser extremamente competente (multifuncional), capaz de dirimir situações complexas de qualquer natureza. Esse comportamento fará com que os outros componentes de grupo depositem total confiança nele. Porém, nem todos os compromissos e tarefas sob sua responsabilidade serão executados prontamente. As tarefas menos complexas são executadas, mas deixam a desejar nas que possuem estrutura que requer um pouco mais de minúcia em sua execução. Esse tipo de situação pode ser observado nos grupos escolares que se reúnem para definir um trabalho solicitado por um professor. Os componentes do grupo decidem quem serão os