Empreendedorismo
Este Guião de Trabalho deverá ser desenvolvido na área de competência-chave de STC.
Após o debate de ideias nas sessões de formação e a leitura atenta dos anexos, resolva as tarefas que se seguem:
EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL
É Conhecida a apetência do povo português pela criação de negócios. Portugal é o país da Europa onde a vontade de empreender é mais elevada. Mas da teoria à prática vai um caminho longo e, no caso luso, tortuoso. Os últimos dados do Euro barómetro para o Empreendedorismo na Europa revelam que 62% dos portugueses gostariam de ser patrões de sim mesmos, enquanto a média europeia se situa nos 45%. Mas na altura de passar da ideia à concretização do negócio, 65% dos portugueses confessa nunca ter dado passos concretos nesse sentido.
Entre os principais entraves que explicam este ‘gap’ entre a intenção e a ação estão a aversão ao risco, o medo de fracassar, o excesso de carga burocrática inerente à criação de empresas, o desfavorável clima económico e a falta de informação. Condicionantes que são ainda agravados pela quase inexistência de uma cultura de ensino empreendedor no país.
Embora existam casos de boas práticas, na generalidade, o nível de empreendedorismo nacional permanece muito abaixo do praticado na Europa. Sinal de que há ainda um longo caminho a percorrer em termos de prioridade política e medidas concretas de fomento à iniciativa empresarial no país.
Fonte: www.empreendedorismo.pt
1. Elabore uma reflexão crítica do texto tendo em consideração os seguintes aspetos:
As motivações pessoais e materiais para o empreendedorismo;
Os fatores desmotivadores para a criação de empresas;
A conjuntura económica atual como momento ideal para o investimento.
2. O Luís e a Ana são casados e têm um filho com 2 anos. Tal como todas as famílias, possuem rendimentos e despesas e têm imensa necessidade de controlar o seu orçamento familiar. O Luís e a Ana planearam