Empreendedorismo
CAPÍTULO 1
2
EMPREENDEDORISMO
Existem diversas definições para empreendedorismo, mas segue abaixo um breve descritivo: Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial).
Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Define-se com poucas palavras o que é Empreendedor:
É uma pessoa versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.
Qualidades do Empreendedor:
Iniciativa;
Visão;
coragem;
Firmeza
Decisão
Atitude de respeito humano
Capacidade de organização e direção.
Existem alguns tipos mais comuns de empreendedores, a saber:
Empreendedores sem oportunidade:
São aqueles que por não terem chance no mercado de trabalho, acabam encontrando no empreendedorismo a única solução digna de sobrevivência. "Pouco qualificados, muitos fracassam ou gerem o negócio com o único objetivo de sobreviver, causando assim pouco impacto econômico.", explica Marcos Piccini.
Eles são os principais responsáveis pela décima posição do Brasil no ranking dos países líderes em empreendedorismo no mundo, uma vez que a pesquisa é feita tendo como critério o número de indivíduos que possuem empresa no país.
2
Empreendedores oportunistas:
Possuem geralmente qualificação e ambição superiores, mas encaram a atitude empreendedora como uma "tacada de sorte". Para eles, o sucesso se dá pela constante busca de oportunidades pontuais e pela agilidade e coragem em "investir" nelas. "O problema é que o oportunista não está preocupado em construir um negócio duradouro e o seu vínculo é puramente financeiro – com o objetivo de extrair o maior valor possível daquela oportunidade em curtíssimo espaço de tempo.
Logo depois, ele parte para a