empreendedorismo
Schumpeter (apud Chiavenato, 2004, p. 05) "o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias" Uma pessoa empreendedora é capaz de identificar negócios e oportunidades. Tem capacidade e visão do ambiente de mercado, colocam suas ideias e propõem o crescimento financeiro de seu produto.
Para ser um empreendedor é preciso muito trabalho e dedicação, é preciso buscar conhecimentos na área em que se pretende atuar, ter uma visão de futuro e aproveitar as oportunidades.
Para Dolabela (1999, p.12) para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento proativo do individuo, o qual deve desejar “aprender a pensar e a agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
Um empreendedor de sucesso deve ser criativo, inovar e acima de tudo acreditar que o seu plano vai dar certo, ele também pode ser caracterizado pela sua dinâmica de resolver problemas, ser agente de mudanças, e encarrar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender a ser melhor. essa parte deveria estar na parte que define empreendedor
2.1 Empreendedor do mercado da Beleza
A ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (2014) relata que o Brasil ocupa o terceiro maior mercado de beleza do mundo, estando em desvantagem apenas em relação aos Estados Unidos e o Japão, afirma ainda que, as oportunidades nesse segmento são lucrativas e crescem a cada dia, pois a indústria de higiene, perfumaria e cosméticos investe em inovação, pesquisa e desenvolvimento, esse comportamento resulta no crescimento do