Empreendedorismo
O Plano de Negócio avalia o desempenho da empresa
a) Examina a viabilidade do empreendimento nos aspectos mercadológico, financeiro e operacional.
O Plano de Negócios permite desenvolver ideias a respeito de como o negócio deve ser conduzido. É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como: o mercadológico, o financeiro e o operacional.
b) Integra o Planejamento Estratégico
O Plano de Negócios é uma ferramenta pela qual o empresário pode avaliar o desempenho atual da empresa ao longo do tempo. Por exemplo: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorada, para se verificar o quanto a empresa está se mantendo dentro do orçamento. A esse respeito, o Plano pode e deve ser usado como base para um planejamento estratégico.
Depois de decorrido algum tempo e, a partir de então, periodicamente, o Plano de Negócios deve ser examinado, para se ver onde a empresa se desviou do rumo e se esse desvio foi benéfico ou danoso e como ela deverá operar no futuro.
c) É ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos
A maior parte dos financiadores ou investidores não colocará dinheiro em uma empresa sem antes ver o seu plano de negócio. O empreendedor poderá não ser levado a sério, nem mesmo convidado a voltar.
O plano pode ser usado como uma ferramenta de negociação e contribui para aprovação de empréstimos nos bancos e acesso a linhas de financiamento. Um velho axioma ensina que se deve “ser claro a respeito do que se deseja do investidor, mas vago a respeito naquilo que está disposto a ceder”.
Conclusão:
Plano de negócios é uma ferramenta que serve para dizer se o futuro negócio será viavel financeiramente, como ele funcionará, quais suas estrategias de vendas, de marketing, sua organização financeira, suas