Empreendedorismo
AS MULTINACIONAIS E A INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME INDUSTRIAIS.
APRESENTAÇÃO DE ALGUNS CASOS.
António Carrizo Moreira (amoreira@ismai.pt)
Instituto Superior da Maia - ISMAI
Departamento de Ciências Empresariais e Jurídicas
Av. Carlos Oliveira Campos, Castêlo da Maia
4475-690 Avioso S. Pedro
RESUMO
Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre actividades internacionais e o relacionamento entre pequenas e médias empresas (PME) e empresas multiancionais (EMN). Ele aborda e analisa o processo de internacionalização de PMEs tendo em consideração o canal específico que as multinacionais representam, sobretudo no meio industrial.
Este artigo está dividido em quatro partes. A primeira cobre alguns aspectos relacionados com a internacionalização empresarial. Na segunda secção faz-se a revisão da literatura do relacionamento fornecedor-cliente e da sua importância na cadeia de valor. No terceiro ponto apresentam-se os aspectos relacionados com a metodologia de investigação, enquanto que no quarto ponto faz-se uma caracterização genérica da amostra utilizada. Na quinta secção são apresentados alguns casos representativos da problemática da internacionalização e, finalmente, na última secção são apresentadas as conclusões do artigo.
PALAVRAS CHAVE: Internacionalização, Subcontratação, Estratégias Cooperativas
1. A INTERNACIONALIZAÇÃO
A internacionalização das empresas, fruto de um processo de globalização dos mercados, é um fenómeno que tem atingido uma dimensão nunca experimentada. Isto deve-se fundamentalmente ao aumento da instabilidade do meio contextual onde as empresas estão inseridas e à especialização crescente das empresas em torno de competências nucleares, o que lhes permite organizar-se com estruturas mais leves e tirar proveito da sua especialização. Uma das consequências da importância crescente da internacionalização das empresas é a necessidade destas se adaptarem a novas abordagens organizacionais no relacionamento