Empreendedorismo
Introdução
A atenção primária á saúde (APS) é o nosso primeiro contato com a saúde. Geralmente ela é pública e faz parte de uma politica de saúde do nosso país. Sendo que ela visa a promoção e a recuperação dos indivíduos, ela procura estabelecer a integralidade e a equidade, nos serviços prestados. No Brasil é conhecida como Atenção Básica de saúde (ABS). Ela orienta os rumos do individuo frente á um tratamento nos postos de saúde. Criou- se também o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que busca melhorar a saúde das famílias brasileiras, tentando atender todas as pessoas indo as vezes em seus domicílios. Porém todas essas politicas enfrentam muitos problemas, sendo os principais deles: o seu financiamento e a falta de valorização desses serviços prestados á comunidade. A ABS se fortaleceu muito nos últimos anos e juntamente com o Sistema Único de Saúde.
Desenvolvimento
Essas politicas visam buscar um acompanhamento dos indivíduos da família como um todo, pois esse modelo assistencial não visa mais somente a cura como nos modelos das unidades de pronto atendimento. A ideia de modelos de atenção refere- se ao modo como são organizadas em um dado espaço e tempo, as ações de atenção à saúde
A atenção primaria é muito importante, pois com ela podemos ver uma melhor compreensão do individuo em sociedade, sempre os orientando de forma continua os fazendo crescer dentro das comunidades, tendo suas vozes ativas. Entretanto, os desafios persistem e indicam a necessidade de articulação de estratégias de que melhorem o atendimento á essas pessoas. As ABS e ESF possuem ações são operacionalizadas através de levantamento de dados que irão caracterizar e identificar as condições socioeconômicas do usuário, interpretação de normas e rotinas de forma educativa, com a realização de orientações e encaminhamentos de modo individual e coletivo.
A atenção primária é vista como ações e procedimentos realizados em conjunto com