KAIZEN
Vantagens
o foco é informar e motivar a redução de custos do processo e, não, calcular os custos do produto com maior precisão;
a redução dos custos é uma responsabilidade da equipe e, não, individual;
custos reais de produção são calculados com freqüência, até mesmo de cada lote. São compartilhados e analisados pelos funcionários da produção, para que os esforços de aprendizado e melhoria se concentrem nas áreas de maior oportunidade de redução de custos;
os custos padrão são continuamente ajustados, a fim de refletir reduções anteriores dos custos reais e melhorias almejadas dos custos futuros. as equipes de trabalho são responsáveis pela geração de idéias que visam alcançar as metas de redução de custos; autoridade para fazer investimentos de pequena escala, se conseguirem demonstrar o retorno na redução dos custos.
O método de custeio kaizen é um pouco diferente do sistema, em que o objetivo típico é alcançar o custo-padrão, evitando variações desfavoráveis. Com o custeio kaizen, o objetivo é alcançar metas de redução de custo. As análises das variâncias de um sistema de custo-padrão, geralmente, comparam os custos-padrão com os reais. No custeio kaizen, as análises das variações comparam os montantes dos custos-meta com os montantes reduzidos de custo real.
A meta do custeio kaizen não é a estabilidade de um processo de produção em relação a padrões de trabalho predeterminados, descrevem Kaplan (1998), a meta é melhorar continuamente os processos críticos, para que os custos possam ser consistentemente reduzidos em linhas de produtos amadurecidas, altamente sensíveis em termos de preço e não propensas a inovações de produtos.
IMAI, Masaaki. Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. 5. ed. São Paulo:
Instituto IMAM, 1994.
KAPLAN, S. Robert. Custo e Desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo.São Paulo: Futura, 1998