empreendedorismo
Empreendedor é aquele que têm boas ideias não só na abertura de uma empresa, mas durante toda a vida dela. O empreendedor que faz jus ao nome põe a mão na massa para, com persistência e atitude pró-ativa, transformar oportunidades em realidade.
Jair de Oliveira Porto Filho, tem 34 anos, é casado, tem duas filhas e nasceu no distrito de Riacho da Cruz. É filho do sr. Jair de Oliveira Porto (produtor rural) e da srª Ilva Figueiredo Porto (dona de casa). Criado pelos pais em uma família com mais 8 irmãos, viveu até os 16 anos no Riacho da Cruz, quando no ano de 1989 veio para a cidade de Januária, MG, onde estudou em regime de internato no Colégio Agrícola. Segundo ele, desde cedo trabalhou na lida diária da roça e sempre acompanhava o pai em seus negócios. Talvez por isso, decidiu após concluir o curso técnico em agropecuária no ano de 1992, partir para a cidade de São Paulo com o objetivo de trabalhar, levantar um capital e um dia retornar e vencer em Januária. Aproveitou a oportunidade de ter um irmão já radicado na grande capital e foi em busca de seus sonhos.
Logo que chegou em São Paulo, Jair conseguiu um emprego para trabalhar em uma empresa de prestação de serviços de vistoria em veículos. Bastaram 3 meses de experiências acumuladas, para ele perceber que poderia ser dono de sua própria empresa, aumentando sua renda e passando da figura de empregado, para a de patrão.
Em 1992 abriu o seu primeiro empreendimento, a Porto e Porto Vistorias. Numa estratégia sensata, Jair buscou parceria com uma rede de manutenção em veículos, de forma que ele usasse o espaço físico da rede para atender os seus clientes. Em contrapartida, a rede de manutenção de veículos conseguia aumentar consideravelmente a sua carteira de clientes. Em 1994, como forma de reconhecimento das suas habilidades para os negócios, Jair é convidado a gerenciar uma loja da rede de serviços em veículos. Em pouco tempo, passou a gerenciar 2 lojas da mesma rede.