Empreendedorismo
Princípios e Valores Éticos e Justiça nas Empresas
Quando falamos em "valores éticos" estamos nos referindo às formas como as pessoas se posicionam no mundo em que vivem e como se relacionam umas com as outras. Logo, é preciso estabelecer as dimensões da pessoa que podem ser considerados como valores éticos. Alguns deles são indispensáveis e insubstituíveis: justiça, liberdade, honestidade, amor, prudência, responsabilidade, sinceridade e respeito.
A justiça pode ser resumida como um profundo respeito pelas pessoas e por seus direitos. Pode-se ir além do que determinam as leis e as convenções sociais, mas é preciso dar especial atenção à própria dignidade. Isto só é possível através da honradez e da decência.
Deve-se também considerar as diferenças entre "valores éticos" e "princípios éticos".
O valor ético é o respeito por dar a cada um o que é seu por direito.
O princípio ético é a consciência da obrigação de ser justo, respeitar todas as
Determinações legais e fazer todo o possível para garantir às outras pessoas os direitos fundamentais à vida, à liberdade e à dignidade. A ética é, então, o resultado da soma entre os valores e os princípios éticos.
Neste caso, o sentido de "justiça" aglutina os outros valores considerados indispensáveis e insubstituíveis. Afinal, pára ter direito à liberdade, cada pessoa precisa respeitar os direitos das demais como seres livres e capazes. Só pode ser considerado honesto quem demonstrar firmeza em seus propósitos de justiça.
Só demonstra amor quem respeita a liberdade alheia. Só demonstra prudência quem opta pelo que é necessário escolher e pelo que é preciso evitar. Só demonstra responsabilidade quem assume os benefícios da mesma forma como assume os problemas causados por sua própria condição. Só revela sinceridade quem tenta evitar auto-avaliações incorretas e falsos testemunhos. Só demonstra respeito quem reconhece os direitos alheios. Assim, só demonstra senso