Eletromagnetismo
Polos magnéticos : Quando aproximamos dois ímanes, podem ocorrer duas situações: a repulsão ou a atração. Quando ocorre a repulsão se invertemos um dos ímanes , passa a ocorrer a atração e vice-versa.
A interação ente dois ímanes das extremidades que se aproximam. Estas denominam-se pólos, sendo uma designada po pólo sul e outra por pólo norte .
A atração só acontece quando e aproximam pólos de nome diferente e a repulsão quando se aproximam pólos de nome igual.
Magnetismo terrestre : O facto do pólo norte de uma agulha magnética apontar para o pólo norte geográfico significa que este é o pólo sul magnético terrestre.
Os pólos magnéticos e os pólos geográficos não coincidem: as suas direções fazem entre si um ângulo conhecido como declinação magnética. Esta declinção varia de lugar para lugar ao longo do tempo.
Campo magnético : Chama-mos de campo magnético á região do espaço em torno de um íman onde se faz sentir a iteração magnética. O campo magnético é mais intenso quando está junto aos pólos.
A experiência de Oersted : Oersted mostrou que, um fio retílineo que conduz a corrente elétrica gera ao seu redor num campo de induçao magnética.
Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha pararelelamente abaixo do fio.
Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto.
Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente. dução magnética.