Empreendedorismo
Neste capitulo são apresentados o conceito de empreendedorismo, ideias e oportunidades, assessorias para os negócios e os perfis.
1.1 Infra- empreendedores
De acordo com Drucker (2005):
Empreendedorismo não é uma ciência, nem arte. É uma prática.
Empreendedorismo definido como o causador do processo de destruição criativa de Schumpeter, onde foi fundamental para o desenvolvimento econômico.
O significado da palavra empreendedor é uma palavra inglesa entrepreneur, onde deriva da palavra entreprende, formada pelo Francês antigo, formado por palavras entre, derivada do latim inter, que significa reciprocidade, e proneur, derivada do latim prehendere, que significa comprador. Sendo assim a combinação das duas palavras entre e comprador, significa intermediário.
Segundo o autor Ronald Jean Degen (2009) empreendedor é o que empreende, é um mercador aventureiro, assume todos os riscos comerciais, legais e pessoais, já o empresário é o que empresaria o novo negócio financeiramente e assume de forma passiva os riscos financeiros do empreendimento.
O Empreendedor tem a visão do negócio, saber lidar com qualquer tipo de situação.
Apesar dos empreendedores iniciantes assumirem esses papéis, há uma grande exigência de cada um desses papéis na função do tipo de empreendedorismo escolhido.
Em alguns negócios mais inovadores, mais arriscados, exigem os papéis de empreendedor e empresário.
De acordo com o autor Robert D. Hisrich, o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente, dedicação a todo tempo, assumindo os riscos financeiros, recebendo as recompensas da satisfação econômica.
Ser Empreendedor não é uma tarefa nada fácil, mais através da dedicação, esforço, e acreditar em si mesmo, a empresa se torna um negócio de sucesso, lucrativo.
Um empreendedor ele executa suas tarefas, realiza seus sonhos, sabendo que haja riscos. Enfrenta os obstáculos, mesmo sem ter forças para segui em