empreendedorismo
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Artigo: Empreendedorismo – Conceitos e Processos
Thiago Bonjiovani RA-0950648
Campinas
2013
Resumo
Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negocio, paixão pelo que faz; criatividade na utilização dos recursos disponíveis para transformar o ambiente social e econômico onde vive.
Muito embora o conceito de empreendedorismo venha ganhando terrenos em diversos segmentos da sociedade, ainda são poucos os que o utilizam de forma adequada. O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade.
PALAVRA CHAVE: Empreendedorismo, Negocio, Processo e Emprego.
1. Introdução
O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990. Existem vários fatores que talvez explique o repentino interesse pelo assunto, já que, principalmente nos Estados Unidos, país onde o capitalismo tem sua principal caracterização, o termo entrepreneurship é conhecido e referenciado há muitos anos, não sendo, portanto, algo novo ou desconhecido. O empreendedorismo, ainda que presente em toda a história econômica contemporânea é hoje um fenômeno global dado as profundas mudanças nas relações internacionais entre países e empresas, no modo de produção, nos mercados de trabalho e na formação profissional. O Brasil é apontado como um dos países mais empreendedores do mundo, mas há muito a melhorar no que se relaciona às condições de consolidação das milhares de iniciativas de novas empresas.
2. Empreendedorismo
Segundo