empreendedorismo
a) Qual mercado ela atende?
A ideia é montar uma adega onde haverá venda de bebidas por atacado e varejo, com serviço de entrega (delivery) e “Buffet de bebida” para festas. Onde terá garçons e bar men’s que fazem drinks alcoólicos e sem álcool. O público alvo do nosso empreendimento é o adulto (eventualmente o público infantil), atendendo as classes A, B e C.
b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
A cidade escolhida para implantar a adega será Itapecerica da Serra, na região do centro da cidade. A cidade está vivendo um forte processo de desenvolvimento econômico, faz parte da grande São Paulo. Pela localização, Itapecerica tem centro urbano movimentado e aos seus arredores tem vários sítios e casarões de festas, que são visados tanto por empresas e pessoas comuns para realizações de eventos. Logo há uma necessidade de oferecer um tipo de serviço diferenciado.
Fazendo uma breve pesquisa na internet fora encontrado artigos nos sites do SEBRAE e Valor, onde mostra que o retorno econômico do mercado de bebidas é bem lucrativo, exemplo: A maior cervejaria do país a AMBEV informou que não haverá reajustes nos preços das cervejas mais comercializadas do país até o fim da Copa no Brasil. A cerveja é um dos, se não, o produto mais importante e consumido de nossa adega. Em outra pesquisa no site http://www.abir.org.br/, fora encontrado um balanço no mercado de bebidas não alcoólicas que parte do ano de 2004 a 2008, onde houve um crescimento de cerca de 4% no consumo de bebidas não alcoólicas (refrigerantes, sucos, água entre outros).
Uma adega de bebidas pode precisar de pelo menos R$50 mil, em média, para um empreendimento de pequeno porte, voltada para um público de classe média/alta com aproximadamente 100m² de espaço. Tendo em média um tempo de retorno lucrativo após dois anos de abertura.
c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
Hoje existem várias adegas em Itapecerica, porem