Empreendedorismo.
SEG BOC N DANILO DE MELO SILVA
SEG BOC N BARTOLOMEU FERREIRA DE MELO
Técnico em Segurança do Trabalho
Empreendedorismo
Professores Pesquisador: George Bento Catunda
Professora do pólo:
Willa Paula Rodrigues
Bom Conselho – PE, 12 de Março de 2014.
A Caixa Econômica Federal para a avaliação do potencial econômico e da capacidade geradora de empregos e de renda das empresas de pequeno porte, assim como para o levantamento de informações que permitam mensurar a participação do segmento nos volumes de crédito aplicados nas atividades produtivas – seja com recursos financeiros de origem governamental, seja com recursos de origem privada –, é importante dispor de critérios uniformes de classificação ou de definição de porte de empresa (microempresa, pequena, média e grande empresa).
O programa Microcrédito Crescer Caixa da CEF tem por objetivo a ajudar e apoiar o pequeno empresário. A Caixa oferece esse programa em dois modelos: modelo direto e modelo indireto, o modelo direto – Microcrédito CRESCER CAIXA – Operado pelas Agências e Parceria para Atendimento de Microcrédito – PAM. O modelo indireto – Microcrédito Produtivo Orientado – Operado por Instituições de Microfinanças – IMF, Correspondente Caixa Aqui – CCA e Empresa CAIXA CRESCER. Destinado a Empreendedores formais e informais.
Podem ter acesso a crédito as pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades econômicas ou empresariais com faturamento de até R$ 120 mil por ano. Empreendedores Individuais (EI), microempresas e empreendedores informais formam o público-alvo do Programa. O Programa oferece crédito com taxa de juros de 0,64% ao mês, equivalente a 8% ao ano. Além disso, o banco cobra uma taxa de até 1% sobre o valor emprestado (TAC). O empréstimo é isento de IOF.
Cada operação de crédito pode chegar a R$ 15 mil por tomador a depender da necessidade e capacidade de pagamento do empreendimento a ser