Empreendedorismo
. usar uma ou duas fontes de capital para abrir sua empresa; . definir a estratégia de marketing em termos de preço tradicional, da qualidade e da reputação da empresa; . esforçar-se nas vendas basicamente por motivos pessoais.
O empreendedor artesão, em geral, é o mecânico que começa uma oficina independente, o profissional que trabalha em um salão de beleza e que abre um novo em outro local para aproveitar sua experiência profissional e ampliara horizontes. Se não puder se desenvolver profissional e culturalmente, será sempre um fornecedor de mão-de-obra ou de trabalho especializado. Se você estiver nessa condição, procure aprender o máximo possível sobre a gestão do negócio e ampliar a sua visão de empresa.
1. Empreendedor Oportunista – É aquele que tem educação técnica suplementada por estudo de assuntos mais amplos, como administração, economia, legislação ou línguas. Procura sempre estudar e aprender. Caracteriza-se por:
. evitar o paternalismo . delegar autoridade às pessoas necessárias para o crescimento; . empregar estratégias de marketing e esforços de vendas mais variados; . obter capitalização original de mais de duas fontes de dinheiro; . planear o crescimento futuro do negócio. . utilizar sistemas de registro e controle, orçamento apropriado, oferta precisa e pesquisa sistemática de mercado.
O ideal é caminhar e desenvolver-se sempre na direção do pólo do administrador experiente.
7. O PROCESSO EMPREENDEDOR
O processo empreendedor abrange todas as atividades, funções e ações relacionadas com a criação de uma nova empresa.
Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, que tenha valor e seja valorizado pelo mercado.
Em segundo lugar, o empreendedorismo exige devoção, comprometimento de tempo e esforço para que o novo negócio possa