empreendedorismo
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADE II
Oportunidade na Internet
O mundo sem limites da empresas pontocom (empresas baseadas na Internet), já faz parte do empreendedorismo da nova economia, desde a segunda metade da década de 90. Hoje o meio foi motivado com inúmeros casos de sucesso de jovens que criam um site na garagem de casa e estouram mundo afora.
Modelos de negócios na Web
Os modelos de negocio mais conceituados nos últimos anos são:
1. Intermediação de negócios
2. Comercialização de propaganda
3. Mercado virtual
4. Empresarial
Intermediação de negócios
Aproxima compradores e vendedores. As aproximações são feitas entre empresas (business-to-business-B2B), entre empresas e consumidores finais (business-to-consumer-B2C), ou entre pessoas (consumer-to-consumer-C2C). A principal fonte de receita é a cobrança de parte do valor das transações efetuadas.
Como estratégia de penetração – para conseguir o maior numero possível de clientes no menor prazo, deixam de cobrar a taxa transacional no primeiro momento, passando a ter como principal fonte de receita a venda de propaganda e de patrocínio.
Subdividem-se em:
a)portais verticais – portal VerticalNet – a empresa cria um ambiente de um segmento especifico; também oferecem a opção de leilão convencional e leilão reverso.
b) compra coletiva – seu maior objetivo é unir compradores (pessoas físicas ou jurídicas) para ter um pedido com alto volume, permitindo uma maior negociação e o intermediador fica com parte do valor transacionado.
c) distribuidor – cria-se e gerenciam-se catálogos de produtos de grandes fornecedores e disponibilizados para revendedores.
d) shopping virtual – o site hospeda ou reúne várias empresas que já realizam comércio até na Internet.
e) sites de comparação – ferramentas especializadas em coletar e comparar preços de produtos e serviços.
f) leilão – conduz leilão para os vendedores e cobra taxa de sucesso do vendedor.
g) leilão reverso – o