relatório segurança do trabalho
Analisa-se que para devida segurança, é necessário e previsto pela Norma Regulamentadora 12, que máquinas e equipamentos devem ter botões de emergência em perfeito funcionamento. Também que correntes, correias, polias e outras engrenagens em geral devem ter proteção adequada, para prevenção de acidentes. E sensores de presença nunca deverão ser burlados (desviados) para aumentar a produção, esquecendo assim da segurança. Evidenciou-se que em algumas situações na empresa Smart Sistemas de Exaustão há algumas irregularidades relacionadas a esses pontos citados anteriormente.
2. ORGANIZAÇÃO
A empresa Smart Sistemas de Exaustão Ltda. está situada em São Bento do Sul, Santa Catarina no bairro Mato preto, Rua Teodorico Kiem n°1120, CNPJ 0988909888-9. A empresa desenvolve sistemas de exaustão para todo o Brasil e alguns países da América do Sul desde 2004, assim conquistando reconhecimento no mercado. Conta com apenas 25 (vinte e cinco) colaboradores qualificados e aptos a exercerem um trabalho de qualidade. A empresa é dividida em alguns setores devidamente organizados para facilitar o fluxo do processo até a expedição dos produtos finalizados.
2.1 Área Analisada
Os setores analisados onde estão situadas as máquinas que foram analisadas são: tubulação; corte com plasma e dobra. O setor da tubulação conta com 2 (dois) colaboradores que produzem toda parte de canalização para exaustores. Utilizando um total de nove máquinas para realização do trabalho, incluindo uma de trabalho a quente (solda ponto). O setor de corte com plasma conta com 1 (um) colaborador, nesse setor efetua-se todo tipo de corte em chapa metálica de variável espessura entre 0.9mm até 10 mm. No setor da dobra é onde se dobram chapas metálicas para produção de equipamentos, por exemplo, filtros de mangas e silos metálicos, quase todas as peças que são produzidas passam por esse setor.
3. OBJETIVO GERAL Desenvolver um relatório sobre as máquinas e equipamentos da empresa