empreendedorismo
TEMA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A palavra Administração deriva do latim "AD" direção para; e MINISTER obediência, rumo. Portanto, administrar é dar rumo ou sentido a uma organização qualquer, com ou sem fins lucrativos.
A Administração constitui uma importante atividade em uma sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem através das organizações.
A tarefa básica da Administração é fazer as coisas através das pessoas, com os melhores resultados. Em qualquer tipo de organização humana, busca-se o alcance de determinados objetivos com eficiência e eficácia. A Administração dirige o esforço dos grupos organizados.
O conteúdo da Administração varia conforme a teoria considerada: para a Administração Científica eram os métodos e processos de trabalho de cada operário; para a Teoria Clássica da Administração, a Administração envolve previsão, organização, direção, coordenação e controle do trabalho realizado em toda a organização; para a Teoria das Relações Humanas, a Administração deve buscar os melhores resultados através de condições que permitam a integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais. .
O objeto da Administração é a própria atividade organizacional. Inicialmente, o objeto da Administração era simplesmente a atividade fabril; depois estendeu-se às empresas industriais e, mais adiante, a todo tipo de organização humana, passando gradativamente a envolver também o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.
A Administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações é o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator-chave tanto para a melhoria da qualidade de vida como para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.
O Empreendedorismo é considerado como uma divisão técnica da Administração Científica. Espera-se de um administrador o