Empreendedorismo
O constante buscar
Daiane da Silva Miranda
Prof. Especialista Silvio Cesar Gomes Rosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0295) – Prática do Módulo II
25/11/2013
RESUMO
O presente trabalho apresenta o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, a dedicação, a persistência e a ousadia aparecem como atitudes imprescindíveis neste processo para se obter os objetivos pretendidos. Os riscos, naturalmente presentes no empreender, deverão ser previstos e calculados. Enfatiza-se a necessidade através do entendimento de que características e competências peculiares aos empreendedores são importantes a todos, independentes das áreas de atuação profissional ou mesmo não profissional. Após breve introdução serão relacionados os conteúdos pesquisados através da revisão bibliográfica.
Palavras-chave: Inovação. Competitividade. Empreendedorismo.
1 INTRODUÇÃO
A história do empreendedorismo vem de séculos, no entanto dentro dos espaços acadêmicos é um tema considerado novo e plenamente usual. É conveniente lembrar que o significado desta palavra não está proporcionalmente relacionado de forma única às pessoas que abrem um novo negócio. “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20”. (Timmons, 1990).
O empreendedorismo avança cada vez mais no que diz respeito à competitividade, sendo assim para se destacar é necessário que se apresente um perfil empreendedor diferenciado, que promova mudanças e o desenvolvimento econômico. Este profissional deve ter uma visão competitiva, de forma que inove e traga ideias que sejam capazes de causarem mudanças notáveis na maneira de administrar as decisões que proporcionam à organização.
Atualmente, o empreendedorismo é considerado um fenômeno global com grande destaque no Brasil, pois é considerado um dos países mais