Empreendedorismo
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CESMAC
Patrícia Santos
RELAÇÃO DO MARKETING E EMPREENDEDORISMO
Maceió-Al
2013
Patrícia Santos
RESUMO
Trabalho entregue como requisito parcial da 2ª avaliação normativa de Empreendedorismo, do 4º Período noturno do Centro Universitário Cesmac, sob a orientação do prof. João Geraldo de Oliveira Lima
Maceió-Al
2013
Relação do Marketing e Empreendedorismo e seus valores
O Marketing está intimamente ligado a todas as fases do processo Empreendedor, as orientações e a perspectiva do Marketing são sem dúvida uma mais-valia para um Empreendedor ou uma empresa e, portanto, percorrem as várias fases do processo empreendedor.
A ideia é fundamental, a oportunidade é, no entanto, essencial, só ela garante a razão de existir de qualquer empresa. O Marketing tem um papel fundamental nesta fase, pois é ao Marketing que cabe o papel de realizar análises de mercado e avaliar se as ideias são realmente oportunidades. Podem acontecer as ideias não serem realmente oportunidades, o que é natural, mas isso não deve ser desmotivador para o Empreendedor, pois faz parte do processo. Apenas uma pequena percentagem de ideias se revelam verdadeiras oportunidades, e é preciso continuar a trabalhar e seguir em frente.
O Empreendedorismo e as competências empreendedoras, nomeadamente a criatividade, a inovação, entre outras, são igualmente uma mais-valia para o Marketing e o desempenho de qualquer empresa nesta área. O Marketing tem que ser, cada vez mais, um Marketing empreendedor, principalmente no ambiente dinâmico, mais competitivo e em constante mutação em que empreendedores e empresas estão envolvidos atualmente.
As metodologias e as ferramentas utilizadas são, em alguns casos, necessariamente diferentes, mas os objetivos a atingir são os mesmos: diferenciar, criar valor e permitir o desenvolvimento e