Empreendedorismo
Uma das características do comportamento dos seres humanos, junto com o conhecimento, as habilidades e os valores, as necessidades são as grandes motivações que impulsionam os indivíduos a alcançarem seus objetivos.
Em cada uma das fases das organizações, as necessidades do empreendedor manifestam-se com intensidade diferenciada, ora colaborando para o crescimento do empreendimento, ora impedindo que ele aconteça.
Descobrir o que impulsiona o empreendedor permite compreender o seu comportamento e também como isto repercute em sua atividade empresarial.
Umas das principais necessidades empreendedoras são:
Aprovação: o empreendedor analisa o seu empreendimento como uma oportunidade para obter sustentabilidade, aprovação no mercado por oferecer um bom serviço ou produto, sucesso e ser reconhecido como um exemplo de profissional bem sucedido.
Independência: o empreendedor tem a expectativa de liberdade e flexibilidade de normas e de horários, tomando para si a responsabilidade pelos resultados da instituição, que serão favoráveis ou não baseados no nível de comprometimento e qualificação de cada empreendedor.
Desenvolvimento Pessoal: desenvolver seus potenciais e habilidades que por muitas vezes foram desprezados em corporações que não dão oportunidades de multiplicação de conhecimento entre os colaboradores, o empreendedor deve sempre buscar novos conhecimentos para inovar, está sempre acompanhando os processos e está sempre à frente das mudanças exigidas pelo mercado. Mesmo tendo conhecimento técnico sobre o negócio, ele terá que gerenciar recursos humanos, financeiros, suprimento e comerciais.
Segurança Financeira: sem duvida uma das necessidades mais focadas do empreendedor é a segurança financeira, os riscos elevados em abrir um negócio sem um planejamento financeiro adequado e um estudo da necessidade do mercado em relação ao produto a ser oferecido, aumenta mais o risco dos empreendimentos em